Por meio de nota oficial, a Nikon anunciou a compra de 100% da participação na empresa de cinematografia e fotografia RED. As câmeras conhecidas por seu caráter modular e voltadas para produções profissionais passarão a fazer parte de uma subsidiária da marca japonesa.
- Kodak volta ao Brasil com câmera instantânea Mini Shot
- Câmera Nikon Z9 vai ao espaço para missões da NASA
A RED foi fundada em 2005, e conta com cerca de 220 pessoas em seu quadro de funcionários, de acordo com o que afirmou o comunicado da Nikon.
Segundo a empresa, o acordo permitirá que ambas as companhias tenham seus pontos fortes combinados: enquanto a Nikon se notabiliza pela confiabilidade e processamento de imagem, a RED se destaca pela tecnologia de compressão de imagem e ciência das cores.
As próprias soluções de compressão foram centro de uma disputa judicial entre as marcas há menos de um ano, quando a RED entrou com uma ação acusando a Nikon de ter supostamente infringido suas patentes em tecnologias da câmera Z9.
Posteriormente, a Nikon questionou a legitimidade das patentes, e o caso foi arquivado em abril do ano passado.
Posteriormente, a Nikon questionou a legitimidade das patentes, e o caso foi arquivado em abril do ano passado.
A compra foi celebrada pelo presidente da RED, Jarred Land, em suas redes sociais. No Facebook, ele indicou que as empresas estão “prontas para redefinir o mercado de câmeras digitais profissionais, prometendo um futuro animador de desenvolvimento de produtos”.
HOLLYWOOD – In a landmark move, RED Digital Cinema (RED.com, LLC), is excited to announce being acquired by Nikon…Publicado por Jarred Land em Quarta-feira, 6 de março de 2024
Ainda não se sabe quais serão os primeiros produtos da RED como uma subsidiária da Nikon. Na nota, a empresa exaltou alguns modelos icônicos apresentados ao longo dos últimos 11 anos, como a RED One 4K original anunciada em 2007, ou a V-RAPTOR [X] que se destaca pela tecnologia de compressão RAW.
As câmeras RED têm sido utilizadas em diversas produções cinematográficas, incluindo filmes como Guardiões da Galáxia 3 (Marvel Studios/Disney), Bird Box (Netflix), e diversas outras.
Séries de TV com grandes audiências também foram gravadas com produtos da marca, como Stranger Things (Netflix), The Morning Show (Apple TV+), The Boys (Amazon Prime Video) e mais.
O valor do acordo ainda não foi divulgado, mas deve ficar na casa dos bilhões de dólares.
Fonte: CanalTech